Call: 0123456789 | Email: info@example.com

O que exatamente é WordPress MultiSite (WPMS)


wpms

Se você já se perguntou o que as pessoas estão falando quando eles mencionamWordPress Multisite , por favor, continue a ler. Este breve artigo irá explicar o WordPress Multisite é, e também alguns de seus conceitos e características.

WordPress em vários locais, por vezes abreviado como WPMS , é definida no wordpress.org como: ” Multisite é um recurso do WordPress 3.0 e versões posteriores que permite que vários sites virtuais para compartilhar uma única instalação do WordPress.Quando o recurso é ativado em vários locais, o site WordPress original pode ser convertido para apoiar uma rede de sites. ” Em outras palavras WPMS dá-lhe a capacidade de ter vários sites individuais dentro de uma instalação do WordPress e um banco de dados que tudo se encaixa sob a égide do que é conhecido como uma rede . Então, quando se fala sobre WPMS é comum referir-se a toda a instalação em vários locais como a rede . O termo local é usado geralmente quando se fala de cada um dos sites individuais dentro da rede WPMS. Os sites individuais criadas dentro da rede WPMS também são conhecidos como ” virtuais sites “, porque eles realmente não existe no sistema de arquivos, mas apenas o banco de dados. Cada site dentro da rede pode caracterizar diferentes plugins e temas e tem conteúdo completamente diferente – assim como, a instalação do WordPress único site independente separado. Multisite WordPress já foi conhecida como ” WordPress MU “, onde MU significa” multi-usuário “, e foi um projeto separado para o principal” local único “plataforma WordPress, que todos nós conhecemos e amamos tanto hoje. Contudo, desde 3.0, WP MU foi renomeado para WPMS e agora faz parte da plataforma WordPress núcleo. WPMS não é ativado por padrão quando você instalar o WordPress e você deve definir explicitamente um parâmetro no arquivo “wp-config.php”, a fim de ver os itens do menu WPMS. Possivelmente o melhor exemplo de um site de grande escala usando WordPress multisite é wordpress.com . Este site permite que as pessoas criem seus próprios blogs e não requer que você tenha um servidor dedicado, pois cada site individual está hospedado dentro da rede wordpress.com multisite. Atualmente algo como 30 milhões de blogs em execução sob o wordpress.com WPMS rede e as características gerais disponíveis para os blogs individuais são controlados pelo principal administrador do site. Alguns cenários typcial onde a funcionalidade é útil em vários locais e é atualmente amplamente utilizados, são:

  • As lojas de varejo, que representam uma única empresa e que podem estar localizados em várias cidades ou estados podiam cada um tem seu próprio site dedicado sob a principal insallation WPMS. Por exemplo Best Buyusa WPMS onde cada loja tem o seu próprio site WP dentro da rede.
  • Instituições como universidades costumam usar WPMS para representar seus vários departamentos e faculdades em locais separados.
  • Sites de notícias on-line são um outro candidato típico para WP multisite.Cada um dos departamentos, como a notícia principal, esporte, finanças, etc normalmente teriam seus próprios sites dentro de uma rede em vários locais.
  • Você pode ser um desenvolvedor tema e gostaria de mostrar a seus clientes um site de demonstração ao vivo para cada um de seus temas. Portanto, você pode criar uma rede de demonstrações ao vivo dentro WPMS.
  • Você pode decidir criar uma coleção de blogs para sua família e família alargada, e, assim, WPMS poderia ser uma forma legal de executar coletivamente e manter todos os locais da sua família.

Como você provavelmente já imaginou, as possibilidades disponíveis para você com WPMS são infinitas e não se limitando aos breves exemplos dados acima.

Quais são as principais vantagens de multisite?

Como você já deve ter adivinhado, multisite tem algumas vantagens muito úteis alguns dos quais estão listados abaixo.

  • A vantagem mais óbvia de executar uma instalação em vários locais é que não há apenas uma única instalação da plataforma WordPress que você precisa maintain.Even que a instalação WPMS pode ter centenas de sites que funcionam dentro dela, você só precisa atualizar plugins e versões temáticas em um único lugar e este será aplicado automaticamente a todas as sites.Imagine se você não tem em vários locais e que tinha a fazer atualizações de plugins separados ou instalações para mais de cem instalações individuais do site – você teria que repetir cada tarefa ao longo de um centena de vezes!
  • Como administrador de uma instalação em vários locais, você pode facilmente configurar e bloquear a funcionalidade de administração que os usuários da rede têm para coisas como plugins ou temas. Por exemplo, você pode facilmente impedir as pessoas de desativação, a atualização ou mesmo usando alguns plugins ou temas de dentro de seu site. Você também pode definir o uso do disco e controle por site e especificar envios de tamanho máximo de arquivos por site e até mesmo especificar quais tipos de arquivos são permitidos ser carregado.
  • Você pode facilmente conteúdo agregado de cada um dos sites individuais em seu blog principal dentro de uma instalação WPMS. Isso pode útil para coisas como mostrar o conteúdo de uma série de sites individuais.

Quais os tipos de endereços URL são possíveis com vários sites?

Com multisite você tem basicamente dois tipos principais de instalação que governam como os endereços de URL vai aparecer para o mundo exterior:

  1. Subdomínios Com esta configuração, cada site terá um endereço URL que aparece como o seguinte: site1.example.com site2.example.com site3.example.com etc, onde example.com seria o URL da instalação principal WordPress .
  2. Sub-diretórios Este tipo de instalação vai produzir endereços URL para cada site da seguinte forma: example.com/site1 example.com/site2 example.com/site3 etc

Para uma instalação nova e fresca WordPress qualquer um dos dois tipos acima são facilmente configurável no momento da instalação. No entanto, se você está tentando converter um único local existente para vários locais, há certos critérios que precisam ser atendidas, a fim de ter a capacidade de escolher a opção de sub-diretórios. (Consulte o códice WordPress página para mais informações) Há até mesmo plugins que tornam possível a utilização de mapeamento de domínio para produzir URLs para cada site que iria fazê-los parecer observadores externos que o site não faz parte de uma instalação em vários locais. Por exemplo, você poderia fazer as URLs para cada site parecido com sites independentes individuais, por exemplo, abc.com, xyz.com, etc

Algumas limitações do WPMS

Anteriormente mencionamos que WPMS usa um único banco de dados. Cada local em uma rede WPMS tem suas próprias tabelas que contêm os dados para esse site. A instalação WPMS tem um esquema DB ligeiramente diferente aos sites individuais. As tabelas de um site em uma instalação WPMS são prefixados pelo prefixo da tabela seguido do ID do blog seguido do nome da tabela. Por exemplo a seguir mostra os nomes possíveis de mesa de dois sites em um multisite instalar:

Site 1 Site 2
wp_1_commentmeta wp_2_commentmeta
wp_1_comments wp_2_comments
wp_1_links wp_2_links
wp_1_options wp_2_options
wp_1_postmeta wp_2_postmeta
wp_1_posts wp_2_posts
wp_1_terms wp_2_terms
wp_1_term_relationships wp_2_term_relationships
wp_1_term_taxonomy wp_2_term_taxonomy

Devido a este tipo de configuração, é muito fácil de usar rapidamente os recursos do servidor, se você tentou executar um WPMS com milhares de sites em um pequeno servidor compartilhado. Portanto, você precisa de tomar essas coisas em consideração ao configurar sua instalação WPMS. Em resumo, é uma característica WPMS WordPress muito poderoso e um que você pode querer considerar. Agora que você sabe tudo sobre WPMS, vá em frente e siga o nosso WordPress instalação multi-site  tutorial para configurar uma:)

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado click aqui e veja voce mesmo.

Have any Question or Comment?

3 comments on “O que exatamente é WordPress MultiSite (WPMS)

Saulo Lago

É possível usar o multisite do wodrepss e cada cliente ter seu próprio banco de dados e também eu seu domínio de registro? ex. cliente1.com.br, cliente2.com.br, bancodedados1, bancodedados2, etc. Obrigado

Reply
Douglas

Boa tarde , vc sabe me dizer até quantos sites o sistema de Multi-site do wordpress suporta ? Desde já obrigado …

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *